quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Amostras imperdíveis da culinária sul-africana


Uma maneira deliciosa de conhecer um país é pela sua comida. Em pouco mais de 300 anos, a comida sul-africana evoluiu em uma mistura de diferentes sabores, que é o reflexo das várias culturas desta "Nação Arco-íris". Nenhuma visita seria completa sem experimentar uma miríade de gostos. E aqui estão alguns deles, uma amostra do que há de melhor e imperdível na África do Sul.


BILTONG


Um dos lanches favoritos da África do Sul, o biltong é feito de longas tiras de carne marinadas - de um dia para o outro - no vinagre com sal e coentro e depois penduradas ao ar livre para secar. Não muito diferente do jerked beef americano, o biltong é muito mais condimentado. Pode ser encontrado em quase todas as mercearias do país, embalado, mas o melhor está nos pequenos açougues independentes de toda a África do Sul. É preciso ter uma faca bem afiada para cortar lascas de biltong, que pode ser seco ou úmido, dependendo do tempo de secagem ao ar livre. Aliás, nenhuma competição esportiva na África do Sul é completa sem um pacote de biltong.

BOEREWORS

Esta linguiça de fazenda, feita com uma longa tripa preenchida com carne de vaca e de porco, é condimentada com sementes inteiras de coentro, noz-moscada, pimenta-da-jamaica e vinagre. É sinônimo de churrasco sul-africano, a maneira favorita de se divertir, em que a carne é preparada sobre a chama viva. A boerie roll (linguiça caseira) é comida de rua por excelência, preparada na grelha de churrasco e coberta com molho de tomate. Versão mais fina da boerewors é a seca, preparada com um método semelhante ao do biltong e vendida como droewors.


Fonte: Paladar

Nenhum comentário:

Postar um comentário