segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cultura em Bloemfontein


Museus, monumentos e prédios históricos dão o tom cultural. Os edifícios da Prefeitura (City Hall), do Tribunal de Apelação (Appeal Court) e do Supremo Tribunal de Justiça (Supreme Court) são marcos arquitetônicos e políticos não só da cidade, como também da nação.

No campo das exposições, o Museu do Rúgbi é um dos mais visitados e tem tudo a respeito do esporte mais popular do país. Já os fósseis e objetos arqueológicos da região podem ser vistos no Museu Nacional. Outro símbolo de tradição é o Memorial Nacional das Mulheres, nos arredores da cidade. O espaço homenageia as inúmeras mulheres e crianças mortas em um campo de concentração durante a Guerra dos Boers, os antigos colonizadores. E por falar em acervo bélico, não há melhor local explicativo sobre o tema do que o Museu Militar do Forte da Rainha.

Mas, se quiser uma mostra mais light e artística, procure a Galeria de Arte Oliewenhuis. Fica em uma mansão de estilo holandês, onde os presidentes se hospedavam nas suas visitas à cidade. O espaço se dedica exclusivamente à arte sul-africana, com obras desde os antigos mestres até as pinturas e esculturas contemporâneas. Depois da visita, quem topar pode armar um piquenique nos gramados. O lugar também possui jardim para chá e restaurante.

Se seu interesse for para estudar, saiba que um dos legados dos colonos holandeses se deu justamente na área acadêmica, com a fundação da Universidade do Estado Livre “Laranja”. A fama de polo estudantil da cidade se completa com a Universidade Central de Tecnologia. Além disso, no que diz respeito a grandes eventos, todo ano Bloemfontein sedia o festival de rosas, devido à abundância desse tipo de flores em suas terras.

Com programação variada de espetáculos, o teatro Sand du Plesis não pode ficar de fora da lista de pontos culturais mais procurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário