quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Destino: Bloemfontein


Já ouviu falar em Bloemfontein? É uma das três capitais da África do Sul. E tem esse status por ser a sede do Poder Judiciário da nação. Reduto dos bôeres (colonizadores holandeses), a cidade, antigamente chamada de Orange Free State, é a maior da província do Estado Livre. Está localizada na região central do país e, à primeira vista, impressiona pela limpeza, segurança, organização e paisagem verdejante.

Seu nome, em holandês, inspira romantismo, pois significa “fonte das flores”. Afinal de contas, existem pés de rosas em quase todas as ruas. Já em sotho (uma das 11 línguas oficiais do país), a cidade é também batizada de Mangaung, cujo sentido literal é "lugar dos guepardos". Apelidos à parte, Bloemfontein se orgulha de um filho ilustre. Foi lá que nasceu JRR Tolkien, em 1892, autor do consagrado "O Senhor dos Anéis" e falecido em 1973.

Apesar de pequena, a Cidade das Rosas é histórica. Berço dos dois principais partidos políticos do país, teve papel protagonista durante o regime do apartheid, sendo palco de grandes conflitos raciais. Hoje, superadas as diferenças, seus moradores são amigáveis e hospitaleiros com quem vem de fora. Graças às benfeitorias por causa da Copa do Mundo – e olha que os esportes despertam uma grande paixão por lá – o ambiente local harmoniza bem uma tranquilidade de interior com o agitado entretenimento urbano.


Fonte: CI

Nenhum comentário:

Postar um comentário