quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A gastronomia da África do Sul

Muitas nações contribuíram para a formação da gastronomia africana, em especial a da África do Sul. Na Idade Média, por exemplo, os árabes levaram diversas iguarias para o país. Já na época da colonização, foi a vez de os europeus darem seus "pitacos" e as tribos que habitavam o local na mesma época contribuíram para formar o extenso cardápio típico do país.


A gastronomia sul-africana possui algumas peculiaridades. É de lá que vem a marula, fruta que dá origem ao saboroso Amarula Cream, e também outros alimentos conhecidos aqui no Brasil, como o leite de coco, o azeite-de-dendê, o cuscuz, o quiabo, a galinha d’angola e a pimenta malagueta, entre outros.

Uma das receitas típicas sul-africanas é o bobotie (espécie de torta). A receita original era similar à torta inglesa e os colonizadores holandeses a levaram para a África do Sul em 1650. Os escravos que trabalhavam nas embarcações misturaram temperos nativos à torta, criando a bobotie sul-africana atual.

A África exerceu um papel muito importante na formação da gastronomia brasileira. De todas as regiões, a Bahia foi a que mais cultivou e manteve as receitas e costumes africanos. O acarajé, o vatapá e o caruru também são típicos da África.Essas receitas eram usadas como oferendas a entidades africanas.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário